Órgãos de todo o Brasil poderão comprar materiais de escritório e de informática pela internet
Ministério da Economia (ME) abriu Intenção de Registro de Preços (IRP) para ampliar o
Almoxarifado Virtual a todos os órgãos federais do Brasil. O projeto, que atualmente é utilizado por 28 órgãos no Distrito Federal (DF), tem o objetivo de centralizar a prestação de serviços de fornecimento de materiais de escritório e bens de informática pela internet, de forma imediata e sob demanda. As instituições que desejarem participar da IRP têm até 29 de maio para manifestar interesse. Uma apresentação do modelo ocorrerá na próxima segunda-feira (18/5), às 16h, no canal do Ministério da Economia no YouTube.Com o uso da plataforma, os órgãos federais de todo o país deixarão de adquirir individualmente itens como lápis, papéis, pendrives e canetas e passarão a ser supridos pelo modelo, uma ação da Central de Compras do ME cuja implantação começou pelo DF em 2018. "Queremos levar esta iniciativa para todo o Brasil, porque sabemos que se trata de uma solução que desburocratiza e simplifica processos, além de ter contribuído para a diminuição de custos administrativos na ordem de R$ 4,2 milhões", explica o secretário de Gestão do ME, Cristiano Heckert.
"Além disso, a medida gerou a redução do espaço físico ocupado com estoque em mais de mil metros quadrados, somente com a utilização do serviço pelos órgãos localizados no Distrito Federal", complementa. Segundo o secretário, a medida também simplificará o trabalho de gestores e servidores públicos, pois seu uso é fácil e prático para o usuário na ponta.
Até o momento, cada instituição é responsável por realizar o processo de planejamento, especificação, aquisição, armazenamento, separação, distribuição e desfazimento de materiais. "Este formato resulta na replicação de esforços e na alocação de uma força de trabalho que poderia atuar nas políticas públicas finalísticas de cada órgão", disse Heckert.
A
IRP nº 7/2020 está dividida em 5 itens, um por região do país. Está aberta para a adesão de instituições do Executivo, Legislativo ou Judiciário, assim como das esferas federal, estadual ou municipal, localizadas em qualquer região do país. De acordo com a IRP, não há limitação para a participação de órgãos.Cada órgão participante ou aderente à ata firmará seu próprio contrato com a empresa vencedora da licitação. Depois da assinatura, será disponibilizado à entidade o sistema informatizado de solicitação e gestão de materiais de consumo. Para facilitar, serão divulgados materiais de comunicação e capacitação aos usuários do serviço, e também um canal de atendimento a dúvidas.
Adesões
Após o fim do processo licitatório, será assinada uma Ata de Registro de Preços com a empresa contratada. Esse documento terá vigência de 12 meses. Caso algum outro órgão, que não tenha participado da licitação, queira utilizar a ata dentro deste período, será necessário solicitar sua adesão, que será analisada pela Central de Compras do Governo Federal e poderá ser autorizada ou não pelo futuro fornecedor.
Por: Ministério da Economia
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