Bandeirantes - PR, parabéns pelos seus 80 anos, parabéns pelos 6 anos
Origem histórica - Até 1920, a região era sertão bruto, habitada por povos indígenas da nação caingangue. O primeiro passo para a colonização regional deu-se com o teodolito do engenheiro civil Carlos Burromei, responsável pela medição de terras entre Bandeirante e Cornélio Procópio. Surgiram então as primeiras propriedades agrícolas das redondezas.
Em 24 de dezembro de 1926, João Manoel dos Santos adquiriu 10 alqueires de terra de Josefina Alves de Lima, dona de grande porção territorial na Fazenda Laranjinha, a fim de fundar um povoado que levou o nome de Invernada. Com o advento da estrada de ferro, a povoação cresceu. Não muito longe dali surgiu outro povoado, a Vila Rezende, fundado por Azaris Vieira Rezende.
A 12 de abril de 1929, o patrimônio de Invernada foi elevado à categoria de distrito no município de Jacarezinho. Em julho de 1930, a empresa ferroviária São Paulo-Paraná inaugurou uma estação a três quilômetros do povoado de Invernada, denominada Estação Bandeirantes. O inevitável ocorreu. Ao redor da estação, em terreno pertencente a Juvenal Mesquita, proliferou um povoado.
A linha de progresso apontava para Bandeirantes, porém Invernada tinha influência: cartórios, coletoria estadual, hotéis, casas comerciais, farmácias, correio, etc. Um acordo capitaneado por Eurípedes Mesquita e Osório Nogueira, permitiu que moradores de Invernada ganhassem terrenos ao redor da Estação Bandeirantes. O acordo foi cumprido e Bandeirantes cresceu e se fortaleceu economicamente.
O município foi criado em 14 de novembro de 1934, pela Lei Estadual nº 2.396, com território desmembrado de Jacarezinho e instalado a 05 de janeiro de 1935.
Ao longo da história social, política e econômica de Bandeirantes, um nome se destaca: é o de Luís Meneghel, que fundou Usina Bandeirante na década de quarenta, sendo que até os dias de hoje a família Meneghel luta bravamente para manter em pé os ideais de seu patriarca. A usina e a sua histórica chaminé fazem parte do patrimônio histórico da região.
Etimologia - Palavra formada pelo termo "bandeira'' acrescido do sufixo nominativo plural "antes". O termo "bandeira" origina-se do latim vulgar "bandaria"; do latim tardio "bandum" e é derivado do gótico "bandwa", sendo quem em todos os caos designa estandarte ou um símbolo com emblema. A palavra "bandeirante" designa indivíduo que pertence a uma "bandeira", que tem a vocação de conhecer e descobrir (ABHF, AGC, FT).
Fonte: Cidades Brasileiras - Origem e Significado de Seus Nomes - Paraná - João Carlos Vicente Ferreira
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


