MDS -Portal do MDS oferece cursos a distância para gestores e técnicos
Os focos principais são o Bolsa Família e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Nova turmas são abertas periodicamente, conforme a demanda
Resultado do esforço do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para promover capacitação a distância, o Portal EaD superou as expectativas e já registrou 5.602 inscritos nos cursos oferecidos para este ano. Além do mais, registrou 3 mil acessos ao campo sobre desligamento voluntário – retorno garantido. Os cursos se destinam a gestores e técnicos municipais e estaduais e abordam basicamente o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Programa Bolsa Família.
A assessora do gabinete da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Renata Amorim, responsável pelas ações de capacitação, diz que o objetivo do Portal EaD é disseminar conhecimento sobre o Cadastro Único e o Bolsa Família, além de criar um espaço virtual que proporcione troca de experiências entre gestores e técnicos de todo o país.
“Todos os cursos e tutoriais são elaborados em conjunto com a área responsável pelo tema. Além disso, na última semana de aulas promovemos um fórum, onde um representante da área permanece on-line, respondendo às perguntas, que depois serão disponibilizadas na biblioteca virtual”, explica. Com o portal, o governo melhora o diálogo com estados e municípios.
Atualmente, o sistema mantém inscrições abertas para o curso sobre o Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), com carga horária de 20 horas/aula. Até o momento, dos mais de 1,1 mil participantes inscritos nas duas turmas, 554 já concluíram os estudos. As turmas estão previstas até o final do primeiro semestre.
Todos os gestores e técnicos com perfil atualizado no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família (SIGPBF) já possuem CPF ativo no Portal EaD e precisam apenas complementar o cadastro. Caso encontrem algum problema ou o cadastro não seja localizado, é necessário entrar em contato com a equipe da EaD, pelo e-mail suporte.ead@mds.gov.br, orienta Renata.
Além disso, para fazer qualquer um dos cursos, é necessário que o aluno passe pelo módulo de ambientação, que fornece orientações básicas sobre a plataforma e sobre o sistema de ensino a distância, explica.
Demanda – As turmas são abertas periodicamente, conforme a demanda das inscrições. O aluno tem um calendário com data de início e término da turma, mas há flexibilidade para acessar o sistema nos dias e horários melhores para cada um. Também são disponibilizados na biblioteca virtual documentos que enriquecem o processo de aprendizagem.
Em breve, serão lançados cursos sobre o Sistema de Condicionalidades (Sicon), o Índice de Gestão Descentralizada Estadual (IGD-E), o SIGPBF e operacionalização do Programa Bolsa Família, entre outros.
O Portal EaD pode ser acessado no endereço http://www.mds.gov.br/ead/.
Por: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.