No Dia da Justiça, o reconhecimento a quem a faz acontecer
Há datas que são um convite à reflexão e 8 de dezembro, Dia da Justiça, é uma delas. Lembramos que o Judiciário não é apenas um dos três Poderes constituídos: é um alicerce da democracia, responsável por manter a vida em sociedade equilibrada, segura e dialogada. No Estado de São Paulo, essa construção cotidiana acontece graças às pessoas que trabalham para transformar normas em proteção, conflitos em diálogo e direitos em realidade.
O Tribunal de Justiça de São Paulo, maior do mundo em volume de demandas, não se define apenas por seus números — ainda que eles revelem a grandeza de sua missão. Entre janeiro e outubro de 2025, foram mais de 6,7 milhões de processos julgados e cerca de 32 milhões de atos processuais, indicadores de um Judiciário presente no cotidiano de milhões de cidadãos.
Mas, antes de ser estatística, a Justiça é presença humana. Como escreveu o poeta Paulo Bomfim, “a cidade é o homem por trás das coisas”. Assim também é o sistema de Justiça: por trás de cada sentença, cada acordo, cada despacho, há pessoas — 2,7 mil magistrados, 41,3 mil servidores, equipes técnicas, profissionais da Advocacia, defensores públicos e integrantes do Ministério Público — todas movidas pela busca de equilíbrio, proteção e pacificação social. A Justiça de São Paulo é feita por pessoas e para as pessoas.
E, como a própria sociedade que serve, o Tribunal se reinventa. A modernização do Judiciário paulista não é apenas um avanço tecnológico: é um compromisso com o futuro. A expansão das varas especializadas, a atuação das Unidades de Processamento Judicial, os Núcleos 4.0, a transição para o sistema eproc e o uso responsável de ferramentas digitais reforçam um Judiciário que evolui e busca continuamente novas formas de garantir acesso, eficiência e transparência.
Neste 8 de dezembro, celebramos a Justiça como obra coletiva e como compromisso democrático. É dia de agradecer a todos que lutam por e pela Justiça — e de renovar o compromisso de servir, com respeito e esperança, o brasileiro de São Paulo.
Vídeo comemorativo – o TJSP participa da produção de clipe da Rede de Comunicação da Justiça Estadual, que destaca a justiça próxima do cidadão em todo o Brasil. A redecom é encampada pelo Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), para fortalecer a atuação conjunta. Tem caráter colaborativo e busca ampliar a visibilidade da Justiça Estadual, aproximando o Judiciário da sociedade por meio de campanhas nacionais coordenadas, troca de boas práticas e uso integrado de recursos de comunicação.
Assista ao vídeo.
Comunicação Social TJSP – CA (texto) / MS (arte)
Siga o TJSP nas redes sociais:
Por: Tribunal de Justiça de São Paulo
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


