Três municípios realizam as últimas eleições suplementares do ano no domingo (7)
Eleitoras e eleitores dos municípios de Guará (SP), Martins Soares (MG) e Braga (RS) voltam às urnas neste domingo (7) para participar das últimas eleições suplementares do ano. Os novos pleitos ocorrem em razão das perdas dos mandatos dos candidatos eleitos prefeitos anteriormente e de vacância de um cargo de vereador por falecimento. Os eleitos exercerão os cargos até o final de 2028. As votações nas localidades ocorrem das 8h às 17h, pelo horário de Brasília.
Nos municípios de Guará (SP) e Martins Soares (MG), o eleitorado escolherá os novos prefeitos ou prefeitas, além dos vices integrantes das chapas. Já no município de Braga (RS), eleitoras e eleitores irão às urnas para escolher uma nova vereadora ou um novo vereador.
Guará
Em Guará (SP), 14 mil eleitoras e eleitores retornam às urnas para escolha dos novos prefeito e vice-prefeito. Duas chapas foram registradas para a disputa do pleito municipal: Filipe Furtado da Rocha (Republicanos) e Juliano Eduardo Marchi (Republicanos) concorrem pela coligação De Mãos Dadas por Guará e Pioneiros (Republicanos, PSD e PL); e Tulio de Mattos Figueiredo (Podemos) e José Ricardo Cardoso de Alcântara (União Brasil) disputam pela coligação Esperança, Trabalho e Respeito por Guará e Pioneiros.
O pleito foi convocado após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir o registro de Vinicius Magno Filgueira (PSD), candidato mais votado para prefeito nas Eleições de 2024 naquele município.
Vinicius Filgueira teve o pedido de candidatura impugnado por ser considerado inelegível para a prefeitura em razão do parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição Federal, que proíbe a reeleição por mais de um período subsequente para cargos do Executivo. Ele foi eleito vice-prefeito em 2016, exerceu o cargo de prefeito em diversas ocasiões entre 2017 e 2020, inclusive nos seis meses anteriores às Eleições 2020. Logo após, foi eleito para o cargo no período de 2021 a 2024.
Martins Soares
Oito mil eleitoras e eleitores de Martins Soares (MG) retornam às urnas neste domingo (7) para eleger os novos ocupantes dos cargos de prefeito e vice-prefeito. Os candidatos à chefia da prefeitura de Martins Soares são: José Santana Emerick (PSDB) e Márcia Pires Mota (PSDB), candidatos pela Coligação Cuidando da Nossa Gente, composta pela Federação PSDB/Cidadania e pelo PSD; e Michell Bahia Dutra Emerick (MDB) e Renata Kelle Assis Dutra (MDB), que concorrem pela Coligação Unidos Por Martins Soares: Paz, União e Honestidade, formada pelos partidos Republicanos/PDT/MDB/Mobiliza/Federação Brasil da Esperança - Fé Brasil (PT/PCdoB/PV).
As eleições foram convocadas em razão das cassações dos mandatos do prefeito, Paulo Sérgio Pereira (PSDB), e do vice, Alex Sandro Franco de Andrade (PSDB), vitoriosos em 2024. Eles foram cassados pela Justiça Eleitoral devido à condenação por abuso de poder político e econômico e prática de condutas vedadas pela legislação durante última campanha eleitoral.
Braga escolhe novo vereador
O eleitorado de Braga (RS) irá às urnas para escolher um novo vereador. O município tem 2.893 eleitores. Dois candidatos concorrem à vaga pelo partido Progressistas (PP): Vitória Caroline Della Libera e Everton Della Libera.
A eleição foi convocada devido à vacância do cargo motivada pelo falecimento de vereador no primeiro ano de mandato e pela inexistência de suplente do mesmo partido. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entende que o mandato, no sistema proporcional, pertence ao partido pelo qual o parlamentar foi eleito.
Votação
Nas eleições suplementares, valem as mesmas regras dos pleitos regulares. O voto é obrigatório para eleitores a partir dos 18 anos e facultativo para as pessoas analfabetas, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.
Para votar, é possível apresentar o documento pelo aplicativo e-Título, desde que contenha foto, ou outro documento oficial com foto, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte, certificado de reservista ou carteira de trabalho. Quem não comparecer deve justificar a ausência por meio do e-Título, no dia da votação ou até 5 de outubro, do Sistema Justifica, no site do TSE, ou presencialmente na zona eleitoral.
A divulgação dos resultados poderá ser acompanhada no portal do TSE.
RL, LC/EM/MM
Por: Tribunal Superior Eleitoral
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


