Advogado que atacou consulado da China é condenado por terrorismo
O advogado Flávio Carino Guimarães foi condenado a 14 anos de reclusão, em regime inicial fechado, pelo crime de terrorismo motivado por xenofobia. A sentença é da 5ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Advogado que cometeu atentado contra Consulado da China foi condenado por terrorismo
A informação foi publicada pelo jornal O Globo. A condenação se refere ao episódio de 2021 em que o advogado lançou um artefato explosivo contra o Consulado da China, no Rio.
Segundo a publicação, o homem cometeu o crime em razão da pandemia de Covid-19. Sua mãe morreu em decorrência da contaminação pelo vírus, o que motivou sua revolta contra o país asiático. Ele confessou o fato, mas apontou que agiu sob crise emocional e efeito de drogas e álcool.
Terrorismo
De acordo com a sentença, a conduta se enquadra na Lei Antiterrorismo por conta do uso de meios capazes de causar destruição e pânico por razões preconceituosas.
O texto da lei define o ato como “a prática, por um ou mais indivíduos, dos atos previstos neste artigo, por razões de xenofobia, discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia e religião, quando cometidos com a finalidade de provocar terror social ou generalizado, expondo a perigo pessoa, patrimônio, a paz pública ou a incolumidade pública”.
Segundo a perícia acoplada aos autos, a bomba tinha alto poder destrutivo e poderia causar mortes. Com o ataque, a embaixada chinesa teve prejuízo de mais de R$ 60 mil.
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.