Almirante Tamandaré - PR, parabéns pelos 136 anos
Etimologia: Almirante – A palavra vem do árabe “al-amir”, com sufixo difícil de explicar. É referência a oficial de armada, o posto mais elevado da marinha de guerra. Tamandaré – Vem do tupi. Trata-se de um herói mítico, o mesmo que Noé da lenda do dilúvio entre os povos da língua tupi. Existem inúmeras versões sobre sua origem: 1)- “tamanda-rê”... depois da volta. 2) “t’-aman-ari”... o que veio depois da chuva. 3)- “tamoindár”, do pretérito “tamoindaré”... aquele que fundou o povo, o repovoador da terra.
Origem Histórica: A história do lugar se perde no tempo e no espaço. Seus primeiros habitantes foram homens que perlustraram o primitivo planalto paranaense, pouco tempo depois da fundação de Paranaguá e Curitiba.
A primeira denominação da localidade foi Pacotuba, que sob a Lei n.º 438, de 10 maio de 1875, foi elevada à categoria de freguesia. A Lei Provincial n.º 957, de 28 de outubro de 1889, criou o município com denominação alterada para Vila da Conceição do Cercado. Foi o último município criado no Paraná em tempos de Império. Em 9 de janeiro de 1890, a denominação foi alterada para Tamandaré.
O Decreto-Lei n.º 7.573, de 20 de dezembro de 1938, extinguiu o município de Tamandaré, sendo seu território integrado ao de Curitiba. A retaliação foi grande, inclusive o nome foi alterado para Timoneira, que é denominação antiga da erva-mate colhida nos arredores de Curitiba, significando “erva que está à mão”, caracterizava-se por ser mais fraca que as demais.
Alguns anos após Timoneira passou a integrar o município de Colombo. Em 24 de março de 1956, pela Lei n.º 2.644, houve a restauração político-administrativa do município, que voltou à antiga denominação de Almirante Tamandaré.
A denominação Almirante Tamandaré é homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, Visconde e Marquês de Tamandaré, nascido na cidade gaúcha de Rio Grande, em 13 de dezembro de 1807 e falecido em 20 de março de 1897, no Rio de Janeiro. O Marquês de Tamandaré foi membro do Conselho Naval Superior e Ministro do Supremo Tribunal Militar. É patrono da Marinha do Brasil.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 24.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.