Aplicativo Lupa de Minas do TCEMG será apresentado nos Estados Unidos
O aplicativo "Lupa de Minas", que permite o acompanhamento das contas públicas dos 853 municípios pelo cidadão mineiro, foi escolhido para ser apresentado na Décima Conferência Ibero-Americana de Complexidade, Ciência da Computação e Cibernética (CICIC 2020), que ocorrerá entre os dias 10 e 13 de março, em Orlando (FL), nos Estados Unidos. Selecionada pelo Comitê Organizador do evento internacional, a ferramenta foi indicada pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), por meio do seu vice-presidente, conselheiro Sebastião Helvécio, e será demonstrada pelo chefe de gabinete da presidência do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), Carlos Alberto Pavan Alvim. O aplicativo foi inteiramente desenvolvido pela equipe do TCEMG.
Na conferência, além de presidir o painel "Controle Externo como Indutor do Controle Social: O Uso da Tecnologia da Informação para o Aperfeiçoamento da Administração Pública", o conselheiro Sebastião Helvecio vai proferir a palestra O Uso do Robô nos Pregões Públicos e o Princípio da Isonomia. A CICIC 2020 irá reunir acadêmicos, profissionais, pesquisadores e especialistas nas áreas de ciência, tecnologia, cibernética, informática e complexidade, para apresentarem os resultados de suas pesquisas e experiências no setor. O objetivo é promover uma interação e comunicação entre diversas áreas do pensamento, qualificando o ambiente acadêmico e levando benefícios diretos para a sociedade.
Lupa de Minas
Lançado no final do ano passado, o Lupa de Minas é um aplicativo, gratuito e disponível para Android e IOS, que tem como proposta ser um "incentivo à cidadania e uma nova ferramenta de transparência para o controle social". O app permite acompanhar a administração dos municípios do Estado de Minas Gerais com informações que foram declaradas pelos próprios gestores, por meio dos sistemas informatizados do TCEMG.
No Lupa de Minas, o cidadão tem acesso às receitas e despesas na área da educação, saúde e obras. Além disso, ele pode visualizar em um painel a receita arrecadada e a despesa realizada, além da previsão de arrecadação e de despesa. É possível também fazer um comparativo anual da receita x despesa nos últimos anos, bem como comparar a realidade financeira do seu município com cidades vizinhas ou de mesmo porte em diferentes regiões do Estado. Pelo app, os mineiros têm acesso, ainda, aos processos que tramitam no TCEMG referente ao município consultado, e também aos convênios e aquisições feitas pelas gestões municipais.
Por: Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.