Auditorias do TCE-RS na pandemia beneficiam Municípios
Em São Luiz Gonzaga, por exemplo, a Prefeitura promoveu licitação para compra de medicamentos de distribuição gratuita à população com sintomas gripais e/ou positivados para a Covid-19. Examinando a licitação, os auditores do TCE-RS identificaram possibilidades de melhoria no processo de cotação dos preços. Após o acolhimento dos argumentos apresentados pela equipe técnica, o Município renegociou os valores homologados, reduzindo em R$ 103.125,00 o valor a ser contratado, o que gerou economia aos cofres públicos.
Já em Maquiné, a Prefeitura realizou licitação para compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) relacionados à pandemia da Covid-19. Após análise do edital, com base nas especificações dos produtos e nos preços praticados pelo mercado, os auditores do TCE-RS comunicaram ao gestor a existência de indícios de sobrepreço. O administrador, então, republicou o edital, o que resultou na redução de R$ 171,3 mil no valor máximo admitido.
Outros exemplos de benefícios produzidos pelas auditorias concomitantes do TCE-RS dizem respeito à ampliação da transparência nas aquisições relacionadas ao enfrentamento da pandemia. Com esse objetivo, a equipe de auditoria do Serviço Regional de Erechim do Tribunal alertou todos os Municípios da região sobre a necessidade de cumprimento das exigências da Lei Federal n.º 13.979/2020 (art 4º, § 2º) no que se refere à disponibilização, em tempo real, de informações sobre as compras públicas destinadas ao combate da pandemia nos sites oficiais. Os Municípios de Sananduva, Trindade do Sul, Gaurama, Paulo Bento, Ponte Preta, Ibiaça, Machadinho, Rio dos Índios, Ronda Alta, Três Palmeiras, Tupanci do Sul, Barão de Cotegipe e Barracão passaram, então, a disponibilizar as compras em seus portais.
Para o Supervisor das Auditorias Municipais, Hildebrando Pereira, as auditorias concomitantes têm auxiliado sobremaneira as administrações nesse momento tão delicado e inusitado em relação aos orçamentos públicos. “A atuação da auditoria nas gestões municipais permite uma melhor aplicação do dinheiro público, bem como contribui para o aumento da qualidade dos controles locais”, disse.
Por: Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande Sul
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.