Bandeira - MG, parabéns pelos 62 anos
A ocupação efetiva de Bandeira, remota dos idos de 1920, quando Belizário Amaral, Pedro Cansa Gato e outros, em busca de terras para se apossar, construíram à margem do rio Rubim do Norte as primeiras cassas de enchimento, dando início ao pequeno núcleo populacional que hoje constitui a cidade de Bandeira.
Com a finalidade de criação do gado bovino, começaram eles desmatando a região. Comprovando a boa qualidade da terra para a pecuária e também para a agricultura, iniciaram o desmatamento. Café foi grande incentivador para o desenvolvimento do povoado, pois era quase todo exportado para o sertão da Bahia, trazendo divisas para toda comunidade, bem como incentivando a imigração de pessoas para a região, ajudando sobremaneira o seu desenvolvimento.
O nome Bandeira, deve-se a José Bandeira, que morava nas proximidades da foz de um córrego sem nome. Com a morte de José Bandeira, ficou o córrego conhecido e denominado de Córrego Bandeira, e com o surgimento do povoado nas vizinhanças do córrego foi-lhe dado o nome de Bandeira.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bandeira, pela lei estadual nº 2764, de 30/12/1962, desmembrado de Almenara. Sede no antigo distrito de Bandeira. Constituído do distrito sede. Instalado em 01/03/1963.
Fonte: (adaptado) cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/bandeira/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.