Barbosa Ferraz - PR, parabéns pelos 65 anos
Etimologia: Barbosa – Sobrenome de origem geográfica, de "Barbosa", do feminino de um possível adjetivo "barboso", derivado de "barba" e acrescido do sufixo "oso". O termo era aplicado e terra que tivesse em abundância plantas em cujo nome entra a palavra barba, como barba-de-bode, barba-de-velho, conforme Feitosa, Sabugosa, etc. Ferraz – Sobrenome. O dicionarista Leite de Vasconcelos considerou um patronímico e a origem do termo provavelmente vem do espanhol "Ferraz". Por outro lado o etimologista A. A. Cortesão, em Subsídios, afirma que o termo vem do latim "Ferrace", e diz-se ferrazes eram os casais ou terrenos que pagavam o tributo de ferros ou ferraduras.
Origem histórica: No ano de 1939, o Dr. Joaquim Vicente de Castro, primeiro prefeito de Londrina, obteve extensa área de terras na região onde hoje de se ergue a cidade de Barbosa Ferraz. Eram tempos de grande colonização no Paraná. Algum tempo depois de a Imobiliária Paraná Ltda, dirigida por João Simões, Camilo Simões e Lino Marquetti, obteve a concessão de exploração comercial da área. Separou para si 229,79 alqueires de terra e procedeu no loteamento urbano. Era o ano de 1948. Surgia então as primeiras casas do núcleo.
Nos anos seguintes muitas famílias estabeleceram-se na região atrás das benécies da terra roxa, levas de migrantes chegaram: mineiros, paulistas, nordestinos, catarinenses, gaúchos, fluminenses e capixabas. Depois foi a vez de alemães, italianos, poloneses, franceses e espanhóis. Plantavam café e lavouras de subsistência, outros dedicavam-se à criação de porcos, depois foi a vez da cultura da menta (hortelã).
A Lei Estadual n° 2.472, de 3 de novembro de 1955, criou o distrito de Barbosa Ferraz. Em 25 de julho de 1960, foi criado o município através de Lei Estadual n° 4.245, com território desmembrado de Campo Mourão e instalado em 15 de novembro de 1961.
A denominação Barbosa Ferraz foi dada pelos pioneiros, desde os primeiros dias de formação do povoado, em homenagem ao Major Antônio Barbosa Ferraz Júnior, paulista de Ribeirão Preto, que marcou seu nome na historiografia paranaense por ser um desbravador de sertões, a partir do norte paranaense, na década de 1920.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 44-46.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.