Bertópolis - MG, parabéns pelos 62 anos
Até o final da primeira década do século XX, apenas os indígenas da tribo Machacalis habitavam a região Pastoril de Nanuque, onde hoje se situa o Município. A partir de então, vários posseiros marcaram suas presenças no Vale do Ribeirão das Umburanas. Dentre pioneiros, mereceu especial destaque o Sr. Berto Gonçalves da Cruz, fundador do povoado, que por este fato ficou conhecido como Bertos.
Mais tarde, com o soerguimento da primeira capela e escolha de São José como padroeiro da povoação, passou a ser chamada de São José da Boa Vista, cognome doado por Frei Peregrino Loerakher, pároco de Machacalis (Norte), primeiro Pároco a visitar o Vale do Umburanas.
Os ocupantes das regiões circunvizinhas, atraídos pela notícia da alta fertilidade das margens do Umburanas, pela fundação de uma povoação dentre as encantadoras paisagens, fluíram quase que em massa, povoando rapidamente toda a região, desmatando, formando pastagens e cultivando, favorecendo o crescimento do povoado.
Topônimo originou-se de homenagem ao pioneiro do Município Berto Gonçalves da Cruz.
Elevado à categoria de município com a denominação de Bertópolis, pela lei estadual nº 2764, de 30/12/1962, desmembrado de Machacalis. Sede no antigo distrito de Bertópolis. Constituído de 2 distritos: Bertópolis e Umburaninha, ambos desmembrados de Machacalis.
Fonte: (adaptado) cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/bertopolis/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.