Bilac - SP, parabéns pelos 80 anos
Quando os imigrantes chegaram, ainda na década de 1920, ao vilarejo de Nossa Senhora da Conceição, estabelecido já como capela, perto do rio Baguaçu, afluente do Tietê, na nona região de Araçatuba, desde logo deixaram claro que mudariam as perspectivas da região.
Começou pelo nome do arraial, que foi alterado para Nipolândia, isto é, terra (do germânico, land) dos japoneses (do prefixo português nipo), que, então, constituíam a maioria dos imigrantes, apesar da chegada, na mesma época de alguns espanhóis e italianos.
Em 1933, cria-se o distrito no município de Birigui, mas em 1938 o nome Nipolândia teve de ser novamente substituído, por causa das relações diplomáticas, bastante difíceis, entre o Brasil e o Japão, estremecidas pela proximidade da Segunda Guerra.
Com isso, Bilac acabou sendo um dos poucos municípios brasileiros que homenagearam um poeta, no caso, Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac (1815-1918), ou simplesmente Olavo Bilac, alcunhado “Príncipe dos Poetas” e tido como patrono civil do exército brasileiro, por sua campanha em favor do serviço militar obrigatório. Destaque-se, a respeito dessa campanha, que o que preocupava o poeta era menos o aspecto militar do que a alfabetização dos recrutas.
Bilac emancipou-se em 30 de novembro de 1944.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pgs. 64-65.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.