Cachoeira da Prata - MG, parabéns pelos 62 anos
Por volta de 1886, um grupo de pessoas encabeçado por Américo Teixeira Guimarães, decidiu montar uma fábrica de tecido na região Calcária de Sete Lagoas. Na procura do local mais adequado, encontraram uma cachoeira entre montanhas, em cujo seio corria um córrego de bastante volume de água, e no qual existia uma cachoeira com potencial bastante para gerar a força motriz, necessária à movimentação de uma fábrica de tecidos.
Compraram o terreno, que era até então inexplorado, e para lá se transferiram, juntamente com os operários que iniciaram a construção da fábrica. Em torno dela, a população foi crescendo, e com ela o alvorecer de uma nova cidade.
A existência do potencial hidráulico, o baixo custo das terras e sua localização, próximo aos grandes centros urbanos, foram fatores determinantes da implantação da fábrica e, consequentemente, da ocupação do território.
O primitivo nome de Cachoeira dos Macacos, origina-se do fato de haver uma pequena cachoeira no Ribeirão Macacos, no centro da localidade. Em 31 de dezembro de 1975, por decreto estadual, foi alterado o topônimo para Cachoeira da Prata.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/cachoeira-da-prata/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.