Capela Nova - MG, parabéns pelos 72 anos
Os primitivos habitantes da microrregião dos Campos da Mantiqueira, onde situam-se as terras do município, foram os índios da tribo dos carijós, evadidos do litoral fluminense e já pacificados. Consta que os primeiros brancos a povoar a região teriam sido José Gomes de Oliveira e Vicente Lopes.
No final do século XVIII, possivelmente, por volta 1795, os então moradores ergueram uma capela, situada atrás da Serra da Pedra Menina. Essa Capela foi dedicada à Nossa Senhora das Dores, sendo freguesia de Queluz (atual Conselheiro Lafaiete). Surge desse modo, o arraial de 'Capela Nova das Dores'.
O núcleo começou a se desenvolver em suas cercanias, sendo que José Gomes e Vicente Lopes vieram à região em busca de ouro e pedras preciosas, atividade que determinou o início da povoação. Depois, a agricultura foi introduzida, primeiro para subsistência e, mais tarde com finalidade econômica.
Em 1856, o Bispo de Mariana, Dom Domingos da Encarnação Pontível, autorizou a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Dores de Capela Nova, tendo como primeiro vigário o Padre Agostinho Cezar Andrade.
O topônimo, Capela Nova, originou-se da construção da capelinha na localidade e, para distinguir das demais capelas da redondeza, recebia o nome de Capela Nova.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/capela-nova/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.