Catiguá - SP, parabéns pelos 65 anos
Catiguá é uma designação comum a várias espécies da famílias das meliáceas. São normalmente árvores de tamanho regular, de madeira vermelha, leve e pouco resistente, cuja casca amarga tem propriedades medicinais e fornece material para tintura.
Em alguns lugares, esse vocábulo também designa o anil-trepador, uma trepadeira da família das vitáceas; cultivada como ornamento, suas flores, em geral, são amarelo-esverdeadas. Seu fruto produz material para tintura; é conhecido, igualmente, por achite, caavurana-de-cunhã, tintados-gentios, uva-brava, cortina-de-pobre, caatiguá, catinguá.
Em relação ao município, sabe-se que deriva de dois povoados distintos, o de Vila Santa Isabel e o de Vila Mariana, situados entre os córregos dos Cândidos e Bate Panela, tendo o rio São Domingos como limite entre os dois. Posteriormente, os povoados foram elevados a distritos de Tabapuã, com as denominações de Vila Ibarra e Catupiry, nomes que foram substituídos por Catiguá, simplesmente, denominação retirada das catiguás (na primeira acepção) que são comuns nas matas da região de Tabapuã.
A partir das duas localidades, foi criado um único distrito, em 1938, que passava a pertencer ao município de Catanduva, do qual se emanciparia em 18 de fevereiro de 1959.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pgs. 88-89.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.