Chapada dos Guimarães - MT, parabéns pelos 71 anos
Etimologia: Chapada – Origina-se do termo “klappa”, de origem desconhecida, adaptado ao latim “planum”, significando planalto, chapada. dos – contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino plural “os”. Guimarães – Vem do germânico, sendo que o primeiro elemento é gótico “weig”, que significa luta, e o segundo é “mahrs”, cavalo; daí “vimara” ou “guimara”: cavalo de combate ou cavaleiro combatente; é nome de cidade de Portugal e sobrenome de origem geográfica.
Origem Histórica: Os fundamentos históricos de Chapada dos Guimarães são contemporâneos aos de Cuiabá.
A fundação oficial do núcleo que originou o atual município de Chapada dos Guimarães deu-se no ano de 1751.
O primeiro homem branco a instalar-se em Chapada dos Guimarães foi o paulista Antonio de Almeida Lara que, por volta de 1722, já estava abrindo a sua fazenda, depois engenho do Buriti. Lara chegou a Cuiabá em 1720 numa das levas de bandeirantes pioneiros. Em 1721, como fazia pesquisas auríferas Rio Coxipó acima, tudo leva a crer tenha sido ele um dos fundadores do Arraial da Forquilha.
A primeira denominação foi Sant’Ana da Chapada, nome da célebre missão dos jesuítas comandada pelo padre Estevão de Castro. Mais tarde, o nome foi alterado para Chapada de Cuiabá. Não demorou muito e o nome foi novamente modificado, desta feita para Sant’Ana da Chapada de Guimarães. Nesta ocasião governava a Capitania de Mato Grosso o Capitão General Luíz Pinto de Souza Coutinho – Visconde de Balsemão, que, acatando sugestão de portugueses naturais da cidade de Guimarães, acrescentou à denominação de Sant’Ana da Chapada o termo “de Guimarães”. Outra fonte dá o termo como homenagem ao Duque de Guimarães, por imposição do mesmo Visconde de Balsemão.
Em 1814, o povoado foi elevado à categoria de Freguesia. Através da Lei Provincial nº 219 de 11 de dezembro de 1848, a localidade transformou-se em Distrito Administrativo. O Distrito de Paz de Chapada foi criado em 1875.
O município, com o nome de Chapada dos Guimarães, foi criado em 15 de dezembro de 1953, através da Lei Estadual nº 701.
Em 1994, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso pretendeu retomar a denominação de Chapada dos Guimarães para Chapada de Guimarães. A lei foi vetada pelo executivo permanecendo Chapada dos Guimarães.
Fonte: (livro) Cidades de Mato Grosso – Origem e significado de seus nomes. João Carlos Vicente Ferreira e Pe. José de Moura e Silva, ano 1998, pgs 45-47.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.