Comentário negativo sobre pizzaria não gera dano moral, decide TJ-SP
O homem foi à pizzaria e, em um momento posterior, escreveu um comentário nas avaliações do Google que dizia o seguinte: “Cardápio péssimo, muita opção e pouca qualidade, bebidas aguadas e informações pela metade. Preços abusivos”. Apesar de o cliente ter usado um nome fictício no comentário, a pizzaria o identificou e ajuizou uma ação contra ele, pedindo R$ 20 mil de indenização por danos morais.
O restaurante perdeu na primeira instância, mas apelou. Porém, o colegiado do TJ-SP avaliou que não houve extrapolação injustificada da liberdade de opinar sobre o estabelecimento, tampouco indícios suficientes de má-fé que pudessem caracterizar o dano moral.
Segundo os julgadores, para ser indenizável, o dano deve atingir a honra objetiva da pessoa jurídica. A pizzaria não conseguiu comprovar o dano objetivo e, dessa forma, eles mantiveram a sentença de primeiro grau.
“No caso em análise, embora o comentário do réu tenha sido incisivo quanto à qualidade dos produtos e serviços, ele se insere no contexto da atividade comercial desenvolvida pelo autor. Na condição de estabelecimento aberto ao público e atuante no ramo alimentício, é natural que esteja exposto à avaliação de seus consumidores, devendo, portanto, suportar um grau mais elevado de avaliações, ainda que negativas”, escreveu a relatora do recurso, desembargadora Fátima Cristina Ruppert Mazzo.
Os advogados Arthur Marques Silva e Tarsila Marsili representaram o consumidor na ação.
Clique aqui para ler o acórdão
AC 1008028-13.2024.8.26.0223
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.