Cordislândia - MG, parabéns pelos 62 anos
A região banhada parcialmente pelo rio Sapucaí, onde está incrustado o município, teve os bravos índios Abatingueiras como seus primitivos habitantes, sendo eles, posteriormente, eliminados pelos Cataguás. Quanto ao território cordislandense, sem registros seguros da presença indígena, recebeu o colonizador branco a partir de 1860, quando o fazendeiro José Paredes Viana, pernambucano que residia na Fazenda Ipiranga, localizada nestas paragens, fundou um povoado com a denominação de Paredes.
Contemplado com solo fértil o território foi logo povoado graças ao afluxo de novos moradores, atraídos pela facilidade de formação de lavouras. Algum tempo após o início da edificação do arraial, Joaquim Silvério Grilo e José Máximo doaram terrenos para as primeiras construções, inclusive o cemitério e a igreja. Em 1889, instalava-se uma escola tendo D. Vitalina Pereira como professora e, logo a seguir, criava-se a Agência Postal sendo seu agente o Sr. Francisco Tomaz Arantes.
Em 1930, inaugurava-se a iluminação elétrica. Em 1945 era criada a Paróquia, tendo o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro. Ainda hoje, a principal atividade econômica do município é a agropecuária, com a produção de café e leite.
O nome de Paredes do Sapucaí foi adotado em 1911, em substituição ao primitivo nome de Paredes. Com a criação do município, em 1962, foi mudado para a denominação atual de Cordislândia. O topônimo, que significa terra do coração, originou-se de homenagem prestada ao padroeiro da cidade, Sagrado Coração de Jesus.
O distrito, com a denominação de Paredes do Sapucaí e pertencendo ao município de São Gonçalo do Sapucaí, foi criado pela Lei n.º 556, de 30 de agosto de 1911. O município foi criado pela Lei n.º 2.764, de 30 de dezembro de 1962, alterando-se a denominação de Paredes do Sapucaí para Cordislândia. Trata-se de município de distrito único.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/cordislandia/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.