Expedição inicia atendimentos em Bom Jesus do Araguaia e leva cidadania a regiões isoladas de MT
“O meu marido veio ontem no mutirão, conseguiu atualizar os documentos e hoje aproveitei a folga. O atendimento foi muito bom, estava com os óculos vencidos e já tá na hora de fazer outro. Vim aproveitar a oportunidade pertinho de casa”, descreveu a dona de casa.
Essa proximidade, citada por dona Maria, é um dos principais objetivos e desafios da Expedição, coordenada pela Justiça Comunitária do TJMT. O projeto leva serviços da Justiça, de cidadania, saúde e inclusão social para comunidades que ficam distantes dos grandes centros.
Agora, os serviços ofertados no distrito de São José do Couto chegam ao município de Bom Jesus do Araguaia, que fica a cerca de 1.000 km de Cuiabá. Os atendimentos serão realizados nos dias 7 e 8 de outubro, na Escola Estadual Gerson Carlos da Silva.
“Esse tem sido o nosso desafio, que é mostrar um Poder Judiciário mais presente, envolvendo a sociedade, os municípios e os diversos segmentos. Isso é mostrado nas parcerias que temos aqui”, expressou o juiz José Antonio Bezerra Filho, que coordena a Expedição.
Programação - Na primeira etapa da Expedição, os atendimentos ocorrem de 3º a 10 de outubro no distrito de São José do Couto, localizado em Campinápolis, e no município de Bom Jesus do Araguaia. Em seguida, de 3 a 14 de novembro, as ações serão realizadas na Agrovila Jacaré Valente, em Confresa, no distrito Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia, e no distrito de Veranópolis, também em Confresa.
Parceiros
Compõem a lista de parceiros e instituições participantes a Casa Civil, a Proteção e Defesa Civil, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) — nas áreas de Cultura e Esporte —, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do programa Imuniza Mais, e a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Integram ainda o grupo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Juizado Especial Volante Ambiental (Juvam), o Programa Verde Novo, a Companhia de Polícia Ambiental de Tangará da Serra, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, o Detran-MT, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Judiciária Civil (PJC), o Exército Brasileiro e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Somam-se aos parceiros a Defensoria Pública de Mato Grosso, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (Nugjur) do TJMT, a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), a Caixa Econômica Federal, a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), a Receita Federal, a Aprosoja e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
A relação de colaboradores contempla também a Energisa, as prefeituras de Campinápolis e de Bom Jesus do Araguaia, além do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que realizará atendimentos no município de Bom Jesus do Araguaia.Leia mais matérias sobre a Expedição:
Acesse as fotos no Flickr do TJMT
“Agora ele ficou feliz”: jovem indígena recebe o primeiro registro civil na Expedição Araguaia-Xingu
Com apoio da Justiça, moradora de São José do Couto reencontra sua identidade e autoestima
Acesso à cidadania transforma realidade de indígenas durante a Expedição Araguaia-Xingu
De São José do Couto a Bom Jesus do Araguaia: 7ª Expedição Araguaia-Xingu segue para próxima parada
Na Expedição Araguaia-Xingu, mãe recebe orientação para garantir direitos da filha adotiva
Um gasto a menos, um sonho a mais: união se concretiza com apoio da Justiça Comunitária em Expedição
Círculo de Paz promove escuta, desperta sonhos e união entre crianças durante Expedição
Justiça que chega até o povo: a alegria de quem recupera o direito de ser reconhecido
Judiciário inicia a 7ª Expedição Araguaia-Xingu levando serviços ao distrito de São José do Couto
Vitória Maria Sena / Foto: Josi Dias
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
Por: Tribunal de Justiça de Mato Grosso
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.