Ferros - MG, parabéns pelos 141 anos
Sob a denominação de Sant'Ana de Ferros, surgiu um povoado em função das explorações do ouro e diamantes desenvolvidas ás margens do Rio Santo Antônio, no último quartel de século XVIII, tendo como fundadores Pedro Fernandes Alves e José Ferreira Santiago, que ali teria fixado com objetivo de minerar.
Segundo o historiador Waldemar Barbosa o povoado, em fins do século XIX, prosperou em razão do incremento das atividades de lavoura e pecuária, sendo elevado à vila, com a criação, por lei de 1884, emancipando-se do município de Itabira. O nome atual, instituído em 1923 decorre do processo de mineração antigamente adotado, que retirada do cascalho aurífero do fundo do rio Santo Antônio, compreendia o emprego de ganchos especiais de ferro. Ao longo do tempo, Ferros incorporou a seu território um grande número de distritos, ocupando uma área atualmente de 1.093 km2.
Em 1733, por ocasião da morte do Coronel Antônio da Rocha Pita, foi doada a sesmaria de Pau dos Ferros a seus filhos e herdeiros, Francisco da Rocha Pita, Luiz da Rocha Pita Deusdará, Simão da Fonseca e Maria Joana. Mas foi Francisco Marçal, o grande pioneiro da história de Pau de Ferros, com seu esforço e com sua capacidade de mobilização que, em 1738, no núcleo populacional já existente ergueu a capela que mais tarde, no ano de 1756, veio a ser a Matriz de uma grande freguesia.
O nome Pau dos Ferros, vem de uma árvore, mais precisamente de marcas fixadas com ferro em brasa numa oiticica muito frondosa que, pela sua grande dimensão, oferecia uma farta sombra e consequentemente um excelente local para o repouso dos vaqueiros, quando chegavam cansados do difícil trabalho de campear reses tresmalhadas.
Exatamente por ser um costumeiro local de parada, os vaqueiros decidiram gravar no tronco da grande árvore, com ferro em brasa, as marcas de seus patrões, com a finalidade de que todos passassem a conhecer os carimbos, uns dos outros, para poder identificar as reses perdidas nos pastos e fazê-las retomarem ao seu dono. A majestosa árvore ficou cheia de marcas de gado, cada vez mais procurada pelos vaqueiros, cada vez mais famosa, e tornou-se o início de uma era, início de uma comunidade.
O povoado cresceu rapidamente, favorecido por sua estratégica localização no centro da região oestana e pelo desenvolvimento de sua pecuária e de sua agricultura.
Em 1841, começava uma série de tentativas para fazer de Pau de Ferros um município. Era uma luta que unia todo o povo e estendeu-se por vários anos. Resolução Provincial nº 344, de 04 de setembro de 1856, tornou-se Pau de Ferros município, desmembrado de Portalegre.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ferros/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.