Francisco Beltrão - PR, parabéns pelos 73 anos
Etimologia: Francisco – Nome pessoal masculino. Vem de ‘’Franciscu’’... homem livre, latinização do germânico ‘’Frankisch’’, formado de ‘’Frank’’... franco, acrescido do sufixo ‘’-isk’’ significando francês. Existem outras interpretações. Segundo a Enciclopédia Italiana (1920), o termo vem da referência à estada na França de um menino chamado João, nascido em 1182, em Assis, na Itália, e que ao voltar à sua cidade natal o pai passou a chamar-lhe “Francesco”, por sua permanência naquele país vizinho. Este menino foi S. Francisco de Assis, sendo que depois de sua morte seu nome popularizou-se pela Itália e pelo mundo cristão. Beltrão – Sobrenome tirado de antigo nome de batismo. Origina-se do germânico “Bertho”... brilhante, e “hramn”... corvo, em frâncico. Houve dissimulação do primeiro “r”, como prova a forma francesa ‘’Bertrand’’.
Origem Histórica: O povoamento iniciou-se em 1922, mas somente na década de quarenta foi efetivado. O governo federal criou a 1º de maio de 1943, a CANGO - Colônia Nacional General Osório. A CANGO foi instalada em Marrecas (primitivo nome de Francisco Beltrão). A CANGO e o próprio Território do Iguaçu foram criados para dar guarida ao excedente de mão-de-obra agrária, especialmente do Rio Grande do Sul. A migração deu-se de imediato.
Os primeiros moradores a chegarem à região em 1944, foram as famílias de Ricardo Kintz, Fredolino Keres, Pedro Miguel da Fonseca, Dâmaso Gonçalves, Júlio de Assis Cavalheiros e outros.
De 1957 até 1962 verificou-se espetacular destruição da mata de araucária. Em função de litígios agrários era “terra de ninguém”. Para regulamentar a situação, foi criada a GETSOP - Grupo Executivo de Terras para o Sudoeste do Paraná, através do Decreto n.º 51.431 do dia 19 de março de 1962, com o objetivo específico de titular terras.
Pela Lei n.º 790, do dia 14 de novembro de 1951, foi criado o município de Francisco Beltrão, com território desmembrado de Clevelândia. Passou a sede de Comarca em 1954.
A denominação da localidade é homenagem que se prestou ao engenheiro civil Francisco Trevisani Beltrão, que na qualidade de Diretor do Departamento do Oeste, foi o iniciador do povoamento do atual município.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 117-118.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.