Gavião Peixoto - SP, parabéns pelos 30 anos
No começo do século XX, o então presidente da província de São Paulo, Jorge Tibiriçá, criou diversos núcleos de povoamento para racionalizar a ocupação do interior paulista e evitar, assim, a dispersão populacional. Três desses núcleos foram o de Nova Europa, Nova Paulicéia e Conselheiro Gavião Peixoto, na região de Araraquara.
As terras foram desmembradas de uma grande sesmaria abandonada, demarcada sob o nome de Cambuhy, e que pertencia ao conselheiro Bernardo Gavião Peixoto. Dividida em lotes de dez alqueires cada, seu preço foi avaliado conforme a quantidade e a qualidade de madeira de lei existente no terreno; e da distância de cada uma das suas porções à Estrada de Ferro Douradense, inaugurada em 1908.
O núcleo da então Nova Paulicéia, distrito do município de Araraquara, como se denominou um dos povoados, não vingou, mas o de Nova Europa e Conselheiro Gavião Peixoto, ambos criados em 1907, se desenvolveram; tanto que hoje são municípios do Estado. O último teve seu nome reduzido para Gavião Peixoto; e isso desde a inauguração da estação ferroviária, ao lado da qual a primeira casa da cidade, de alvenaria, seria construída na chácara da família Morozine, atualmente incorporada à fazenda Primavera.
Gavião Peixoto emancipou-se em 27 de dezembro de 1995.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 120.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.