Goianá - MG, parabéns pelos 30 anos
A história começa em 1815 quando as lavouras de café no Vale Fluminense exigiam a ocupação de novos territórios para ampliação da atividade, o que foi feito desbravando-se as inóspitas terras da Zona da Mata de Minas Gerais. Surgiam neste contexto as primeiras propriedades precursoras do Povoado de Santo Antônio do Limoeiro.
Em meio às inovações tecnológicas e o aumento da produção, em breve, a região estava fornecendo a outras regiões seus principais produtos: o fumo e o café. Com a instalação da Rodovia Macadamizada União Indústria, idealizada pelo Comendador Mariano Procópio Ferreira Laje, que cortava o pequeno núcleo urbano, as características do povoado se transformavam. Com a construção da Estrada de Ferro Juiz de Fora – Piau, este crescimento ampliou-se.
Certamente Goianá deve grande parte de seu desenvolvimento à Estrada de Ferro Juiz de Fora – Piau, cujo diretor presidente era o Comendador Casimiro Costa. Esta ferrovia, cuja estação de Ferreira Laje foi inaugurada em 20 de junho de 1887, tinha um percurso de Juiz de Fora a Rio Novo, que mais tarde foi incorporada pela Cia. Inglesa Leopoldina Railway.
Como nas demais localidades a Estação Ferroviária representava muito mais do que um simples local de embarque e desembarque de cargas e passageiros, ela representava o dia a dia e toda a dinâmica de funcionamento da comunidade.
Embora a Estação fosse construída mais afastada do centro urbano, aos poucos ela se tornava o centro. Este fator revela como sendo, a Estação Ferroviária, um dos referenciais de desenvolvimento do núcleo urbano da comunidade de Goianá.
Com a criação da Rede Ferroviária Federal, o Ramal que cortava a comunidade foi desativado e a Estação foi demolida por oferecer risco de desabamento restando, porém alguns imóveis residenciais e comerciais que mantêm suas características arquitetônicas registrando esta época de tamanha riqueza para nossa história.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/goiana/histórico
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