Ibirarema - SP, parabéns pelos 81 anos
Mais um município que teve sua origem com a instalação da rede ferroviária no interior paulista, no caso, a Sorocabana, que, no começo do século XX, levou seus trilhos para o Vale do Paranapanema. Como era a tradição, os trabalhadores da companhia, uma vez concluído o trecho da estrada, recebiam alguma terra em torno da estação.
Foi assim que Ibirarema nasceu; e seu nome, como era de praxe quando não havia qualquer outra denominação anterior, se deveu à abundância de pau-d’alho, que, de fato, foi o primeiro topônimo escolhido e que, em 30 de novembro de 1944, se traduziria para o tupi, quando o distrito, pertencente a Salto Grande, alcançou a condição de município.
A rigor, Ibirarema significa árvore fedorenta e é uma planta da família das fitolacáceas, também conhecida por guararema, gurarema, guarema, gorarema, gorazema e, como se disse, pau-d´alho. O topônimo, em questão, é formado pela composição das palavras ybyrá (árvore, madeira) e rema (fedorento).
Deve-se aduzir que esta cidade tem uma irmã, em São Paulo (isto é, com o mesmo significado), que é Guararema. Anote-se, por fim, que o pau-d’alho ou a ibirarema, antes muito comum na região, hoje é muito rara no município, já que a cultura da soja e do milho provocou o desaparecimento da mata nativa.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 137.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.