Iporã - PR, parabéns pelos 65 anos
Etimologia: Iporã – De origem guarani ‘’u¨ (y)’’... água, rio + ‘’porã’’... bela , boa, bonito: Rio Bonito.
Origem Histórica: A Colonizadora Sinop, de Ênio Pipino, planejou, demarcou e colonizou a gleba denominada “Atlântida”, onde hoje se situa a sede do município. Os primeiros povoadores a chegarem à região foram as famílias de Toshio Uchiyama, Francisco Vieira Marques, Rodolfo Hering, Augusto Rodrigues Gonçalves, Arlindo Pereira da Silva, Mathias Candil, Sebastião Pereira e outros. Em 1954 foi instalada a escola João Pipino, sendo primeira professora a sra. Maria Vieira Marques Candil.
Em pouco tempo firmou-se um bom comércio e aqueles colonizadores que tinham vocação essencialmente agrícola, deitavam ao chão as sementes que traziam bons frutos, graças à grande fertilidade do solo. Desta forma se construiu uma cidade.
Pela Lei Municipal n.º 12, de 24 de abril de 1955, foi criado o Distrito Administrativo de Iporã. Em 25 de julho de 1960, através da Lei Estadual n.º 4.245, Iporã foi elevado à categoria de município emancipado, com território desmembrado do município de Cruzeiro do Oeste. A instalação oficial deu-se no dia 15 de novembro de 1961.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 137.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.