Jauru - MT, parabéns pelos 5 anos
Etimologia: Jauru – Origina-se do tupi “ya’ú-r-u”, e significa comedouro de peixe grande, comedouro de jaús, peixe teleósteo, da família dos pimelodídeos e comum nas bacias Amazônica e do Paraná: peixe grande.
Origem histórica: O nome Jauru é referência ao Rio Jauru, que banha o território do município e deságua no Rio Paraguai. O Rio Jauru tem seu nome inscrito na história da América, registrando-se em seu leito a presença de expedições castelhanas, ainda no século XVI que o denominavam de Jauru. Também serviu de limite entre os reinos de Portugal e Espanha, assim definido pelo Tratado de Madrid em 1750.
A colonização do território que abriga atualmente o município de Jauru começou nos primeiros anos da década de cinquenta. Neste período a Companhia de Terras Sul Brasil adquiriu área de 250 mil hectares, no município de Cáceres, entre os rios Guaporé e Jauru.
Em 1953, Francisco Ângelo Montalar e outros membros da família adquiriram terras e instalaram-se na região. Estas terras foram divididas em quatro glebas, numerados de 1 a 4. Uma das partes formou a área urbano de Jauru, que primeiro foi nomeada de Gleba Paulista, posteriormente alterada para Cidade de Deus. Por fim, lhe deram a denominação de Jauru.
Ajudaram a fazer a história do lugar as famílias de Avelino Garcia de Moura, João Garcia de Souza, João e Eurides Batista, José Mota, Romildo e Edson Pavani, João Evangelista Machado, Manoel de Souza Meira, Paulo Gonçalves de Campos, João Ribeiro da Costa, Sebastião Diogo, José Miguel, Guaracy Villas Boas, Edivarde Alves e tantas outras.
A igreja teve especial participação no desenvolvimento do município, através da atuação dos padres José Riva e Nazareno Lanciotte.
O município foi criado a 20 de setembro de 1979, pela Lei no 4.164.
Fonte: (livro) Cidades de Mato Grosso, origem e significado de seus nomes. João Carlos Vicente Ferreira e Pe. José de Moura e Silva, ano 1998, pgs. 67-68.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.