Marialva - PR, parabéns pelos 74 anos
Etimologia: Marialva – O termo “Marialva” é um decalque, que origina-se da língua ugarítica “mhr aby” [mor aby], [mar avi]... significando vigor paternal, vigor ancestral. O nome Marialva surgiu da expressão Maria Ave, na Serra de Mora, em Portugal. Moisés Espírito Santo, em Fontes Remotas da Cultura Portuguesa, pág. 299 (1988), escreveu o seguinte “...em frente à capela da Senhora da Misericórdia, sobre o ribeiro de Mor, existe uma fonte encimada por uma pedra em forma de brasão dividido em dois setores; um comporta seis falos esculpidos, com testículos; o outro setor contem a expressão MARIA AVE”. Uma pesquisa revelou que a fonte é sagrada por comportar a menção MARIA AVE, sendo que o brasão-emblema está bem conservado até os dias de hoje, porém não se pode classificar a época em que foi esculpida, possivelmente do período renascentista, copiada de outra. Nota-se a inversão MARIA AVE, ao invés de AVE MARIA, pormenor sobre o qual os habitantes do vilarejo nada dizem. Para Antônio Geraldo da Cunha, Dicionário Etimológico, pág. 502 (1998), trata-se de um adjetivo “relativo às regras de cavalgar”, “bom cavaleiro”, “destro cavaleiro”. Segundo depoimentos de pioneiros pudemos constatar que boa parte dos munícipes acredita que o topônimo origina-se de uma antiga história local, a de que é referência a uma mulher, que residia na saída para Mandaguari e se chamava Maria dos Alves, ou Maria Alva. O nome da cidade foi dado por Wladmir Babkov, antigo funcionário da CTNP.
Origem Histórica: A colonização de Marialva foi obra da Companhia de Terras Norte do Paraná. Foram pioneiras as famílias Gomes Coalhado, Garcia, Borsari, Briante, Waldomiro Pereira de Souza, Joaquim Messias da Silva e outros.
O primeiro médico foi dr. Milton Tavares Paes e o primeiro farmacêutico o sr. Francisco Silveira Rocha. Destacaram-se ainda Walter Pereira Dias, José Rubino, as famílias Ito e Shimura, a família Ferri e a Casa Brasil dos Irmãos Moura.
Foi na residência de Dona Lola e Cariovaldo Andrade Ferreira, pais de Henrique, Oswaldo e Reynaldo Rehder Ferreira, que deu-se a primeira reunião que culminou com a criação do tradicional “Clube dos Trinta”, de Marialva.
Pela Lei n.º 790, de 14 de novembro de 1951, foi criado o município de Marialva, com território desmembrado de Mandaguari. A instalação deu-se a 14 de dezembro de 1952, com a posse do primeiro prefeito eleito, sr. Antônio Garcia Netto.
O nome da cidade é homenagem ao cavalheiro português D. Pedro de Alcântara Menezes, o ‘Marquês de Marialva’. Trata-se de denominação dada pelo departamento de topografia da Companhia de Terras Norte do Paraná. O termo Marialva é topônimo em Portugal.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 175-176.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.