Mendes Pimentel - MG, parabéns pelos 72 anos
Muito embora não sejam conhecidos todos os detalhes históricos da fundação do atual município de Mendes Pimentel, sabe-se que em 1930 já existia um pequeno povoado, formado por João Laurindo Ribeiro, aventureiro saído de Lajão, hoje município de Conselheiro Pena, a procura de terras para possear. Neste povoado, afirmam alguns, habitavam entre os colonos alguns índios da tribo Guarani, que com a morte de João Laurindo, em 1932, foram rapidamente extintos. Com a morte de seu fundador, assassinado por sua esposa quando lavrava madeira para a construção da primeira capela, o povoado passa a ser conhecido pelo nome de Bom Jesus.
Pertencendo, desde a fundação ao município de Itambacuri, à 17 de dezembro de 1938 foi elevado a distrito pela Lei nº 148 e anexado ao município de Conselheiro Pena até 1943, quando pela Lei nº 1.058 de 31 de dezembro, passa a integrar o município de Mantena, com o nome de Bom Jesus de Mantena.
Com a criação do município de Mantena, pela mesma Lei que anexou o distrito de Bom Jesus de Mantena a este município, toda a região entrou em franco progresso e seu distrito não foi exceção. Localizada na região da antiga zona contestada nos limites dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais atraiu vários forasteiros, uns pela fertilidade do solo, outros pela publicidade que, em torno da região se fazia com a notícia de que, enquanto durasse a lide sobre o território contestado, os impostos não seriam pagos nem a um nem a outro dos estados. Com o progresso, o local ganhou importância suficiente para se elevar a município, o que se deu, pela Lei nº 1.039 de 12 de dezembro de 1953. Criado em 1953 e instalado aos 23 de agosto de 1954, o antigo distrito de Bom Jesus de Mantena passa a se chamar Mendes Pimentel, em homenagem ao advogado, organizador e 1º reitor da Universidade Federal da Minas Gerais, o Dr. Francisco Mendes Pimentel.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/mendes-pimentel/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.