Munhoz de Mello - PR, parabéns pelos 70 anos
Etimologia: Munhoz – Sobrenome. É patronímico de ‘’Munho’’, de origem e significação obscura, da baixa latinidade ‘’munionici’’. Em espanhol “Muñoz”, ligado ao tema germânico “muni”... o agradecido ou o pensativo. de – Preposição (posse). Mello – Sobrenome. O termo ‘’Mello’’ define povoação de Portugal na região de Beira Alta e origina-se do latim ‘’merulu, melro’’, que numa assimilação do r ao l, deu ‘’Mello’’. Existe uma área em Jerusalém, aos pés do Monte Sião que chama-se Mello, mas, antigos cronistas, acham pouco provável sua ligação com o Mello português.
Origem Histórica: A primeira denominação do município de Munhoz de Mello foi Gleba Interventor Manoel Ribas. O nome foi homenagem prestada por seu filho Gustavo Ribas, dono da gleba, ao eminente político Manoel Ribas, que havia governado o Paraná por 13 anos. Quando mais tarde, optou-se pelo nome atual, a família Ribas mostrou-se magoada, mas nada pôde fazer, pois foi questão meramente política a troca de nomes.
Os primeiros a se estabelecerem na Gleba Interventor, ainda na década de quarenta, foram as famílias de Antônio Liberato e seus filhos Ângelo e Vicente. Contemporaneamente vieram as famílias de Sebastião Roberto e os Moreira (Vergílio, José e Arthur). Os “Roberto” estabeleceram-se na saída de Astorga, e os “Moreiras” na saída de Santa Fé. Em 1948, chegou na Gleba Interventor João Matheus Neto e família, vindos de Uberaba, mas que já haviam passado dentre outros lugares por Astorga e Santa Zélia. João Matheus trouxe seu irmão Antônio Matheus Tinoco, que na época tinha apenas 18 anos. Tinoco, como é conhecido, é profundo conhecedor da história do lugar, pois quando chegou em Munhoz de Mello existiam apenas algumas casinhas, entremeadas de carreadores e tocos de peroba.
O primeiro ônibus chegou na cidade em 1949, vinha de Astorga e era chamado de Égua Branca. Dentre os muitos moradores do lugar ainda destacam-se as famílias de Olivério Bahls, Artur Moreira, João Mathias, Ricardo Daleski, Raimundo Pedro de Souza, Jorge Ricardo de Lima, Hidalgo, Gimenes e outros.
Na área que compreende a zona rural do atual município, entre o Rio Bandeirante do Norte e os córregos Espigão, Urutáu, José Trigo e Água do Ó, foram vendidos inúmeros lotes rurais, destacando-se os de João de Lara Sobrinho, Alberico Ferreira de Souza, Paulo Roberto V. de Souza, Sebastião A. de Oliveira, Fábio M. Medeiros, Hugo Miró, Renato de Souza Lopes, Zé Paula e Fernando Affonso Camargo.
O Patrimônio foi elevado à categoria de município, através da Lei Estadual n.º 2.473, de 03 de novembro de 1955, com território desmembrado de Astorga e denominação alterada para Munhoz de Mello. A instalação oficial deu-se a 14 de dezembro de 1956, sendo primeiro prefeito eleito o sr. Jorge Ricardo de Lima, também pioneiro da cidade.
O nome da cidade é homenagem ao dr. José Munhoz de Mello, que foi brilhante parlamentar e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 190-191.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.