Nipoã - SP, parabéns pelos 70 anos
O povoamento de Nipoã deu-se na passagem do século XIX para o XX, e a sede do município tem sua origem nas terras da grande fazenda Boa Vista da Cachoeira do Avanhandava, de propriedade dos irmãos Oliveira. Efetivamente, em 1904 eles fizeram a doação à Igreja de alguns alqueires margeantes ao ribeirão das Oficinas, visando à instalação de uma capela com o respectivo erguimento de um cruzeiro; e estes foram os marcos iniciais do patrimônio, que então se estabeleceria, formado, inicialmente, pelos trabalhadores das terras dos próprios Oliveira e seus agregados.
Em 1923 o lugar já ostentava o título de distrito, com o nome emprestado da fazenda em que nasceu, isto é, Boa Vista da Cachoeira do Avanhandava. A denominação atual veio apenas com a sua emancipação do município de Monte Aprazível, em 30 de dezembro de 1937, e significa campo redondo ou campina redonda; para nhu (campo, campina) e apuã (redondo), do tupi.
O motivo do nome, a propósito, não se deve, stricto sensu a nehuma campina arredondada, em particular, mas às terras planas em que se situa o município e que se constituem, predominantemente, em pastagens.
Fonte: (livro) A origem dos nomes dos municípios paulistas, Enio Squeff e Helder Perri Ferreira, 2003, pg. 197.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.