Nova América da Colina - PR, parabéns pelos 65 anos
Etimologia: Nova – Feminino substantivo de “novo”, que origina-se do latim “novu”, e refere-se a novidade, vida nova, notícia de pouco, tempo, recente. América – Origina-se do latim moderno “América”, feminino de “Americus”. Trata-se da forma latinizada do nome pessoal masculino do navegante florentino Amerigo Vespucci (1451-1512), que explorou a costa da América do Sul (1499-1502). Dos nomes pessoais germânicos convergeram no italiano os termos “Amerigo-Amalarico”(de Amalrico [francês Amaury], século XII) e “Aimerico” (francês Aymeri, Aimeric, Aymerich). Amalarico se deriva do alto alemão antigo ou visigodo “Amalarich”, “Amalrïc”, literalmente: Soberano dos ámalos, o príncipe laborioso (os ámalos eram uma família goda do século VI) da – Contração de preposição “de” (posse), com o artigo feminino “a”. Colina – Substantivo feminino. Vem do italiano “collina”, derivado do latim tardio “collina” e por último do indoeuropeu “kel”, designando elevação natural de terreno, menor que uma montanha.
Origem histórica: O engenheiro Ismael Geraldo Veloso Leite, em 1947, adquiriu área de terras da Leon Israel Exportadora e Agrícola, vislumbrando a possibilidade de fundar uma cidade no centro do loteamento. Após separar uma certa área de terras, pôs-se a medir e demarcar os lotes urbanos da cidade que idealizou. Iniciadas as vendas verificou-se a vinda de muitas famílias à nova localidade que se constituiu em patrimônio logo cedo.
No dia 20 de janeiro de 1948 foi rezada a primeira missa no povoado. A partir desta data empresas se instalaram no lugar, da mesma forma que profissionais liberais procuravam seu espaço, engrossando o côro dos que acreditavam naquela povoação.
A denominação da cidade foi dada pelo seu fundador, o engenheiro civil Ismael Geraldo Veloso Leite, que se inspirou no descobrimento de um novo lugar, a exemplo do descobrimento da América. Foi acrescentado ‘da Colina’ em função da topografia regional.
A Lei no. 790, de 14 de novembro de 1951, criou o Distrito Administrativo. Em 25 de julho de 1960, através da Lei no. 4.245, foi criado o município, com território desmembrado de São Sebastiao da Amoreira. A instalação deu-se em 31 de outubro de 1961 e o primeiro prefeito foi o sr. Natanael Ferreiro.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 193.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.