Nova lei cria 8 varas federais em SC sem aumento de despesas
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região estabelecerá a competência, a localização e a quantidade de servidores dessas varas. Cada uma delas terá um juiz titular. A criação das unidades não causará aumento de despesas: os servidores serão remanejados de funções e lotações já existentes no quadro de pessoal.
Quatro dos novos cargos de juiz federal serão destinados à Central Unificada de Execução Fiscal. Outros dois magistrados irão para a Central Unificada de Saúde. E a Central Unificada de Benefícios Previdenciários ficará com mais dois.
A norma tem origem em um projeto de lei apresentado pelo Superior Tribunal de Justiça, que foi aprovado pela Câmara em abril e pelo Senado neste mês de julho.
Uma das justificativas para a lei é que Santa Catarina tem o menor número de varas federais da 4ª Região, embora tenha a maior média anual de distribuição de processos por unidade jurisdicional.
Em termos proporcionais, a população de Santa Catarina representa 25,4% da Região Sul, atendida pelo TRF-4. O estado também tem uma taxa de crescimento populacional maior que as do Paraná e do Rio Grande do Sul. Mas apenas 22,5% das varas federais da 4ª Região estão instaladas em SC. Com informações da Agência Senado.
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.