Painel reforça a importância de se conhecer o público para uma comunicação eficiente
Quando falamos em comunicação, você sabe com qual público deve se comunicar? Esta pergunta foi respondida durante a penúltima plenária dos Seminários Novos Gestores desta quinta-feira, 21 de janeiro. Com o tema Comunicação: estratégias para o sucesso na gestão, os gestores municipais das regiões Norte e Centro-Oeste conheceram recomendações que podem ser seguidas pelos prefeitos em suas cidades.
Na oportunidade, o responsável por gerenciar as redes sociais da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marco Melo, ressaltou que, desde que nascemos, somos bons comunicadores, mas que devemos saber as ferramentas necessárias - de acordo com a realidade local - e conhecendo o público-alvo. “A comunicação com a população é fundamental para garantir uma boa relação com o munícipe. Quando temos que cumprir obrigações, ser transparente nas ações, a gente cria uma relação de aproximação da administração com a comunidade e transforma toda uma sociedade. Isto é, integrar o governo local com o cidadão, criando uma sinergia”, disse.
Mas como conhecer a minha população? Uma das formas é observar a forma como ela melhor se comunica com aquilo que você produz. “Pode ser pelo site, diário oficial, redes sociais, rádio, jornal, folheto, carro de som, reuniões de bairro, promoção de eventos, ouvidoria. Temos uma gama de canais disponíveis. Se a minha comunidade é mais para o áudio, vou trabalhar a questão da rádio”, reforça Marco Melo, citando o exemplo de uma gestão municipal. “Uma gestão anterior usava o serviço de limpeza pública, do lixo. Instalou uma caixa de som e passava informações da gestão, informes, serviços para que o cidadão pudesse consumir os produtos”.
Comunicação interna e com a imprensa
Outros dois públicos que o gestor municipal deve fazer um trabalho de comunicação é o público interno e a mídia da localidade. O gestor e sua equipe devem manter um bom relacionamento com o jornalista. “O bom jornalismo é feito, não precisa pagar. Quem trabalha no nosso Município? É preciso conhecê-lo, se relacionar de uma forma boa”, ressaltou Marco.
Já sobre o público interno, Melo reforçou a necessidade de manter os assessores, os secretários e os servidores informados do que a gestão está fazendo, quais as ações. “Se comunicamos bem internamente temos um alinhamento fundamental para uma gestão. Por isso, pense internamente. Use meios como intranet, boletim de notícias e ações de integração”, complementou.
Planejamento
Para que tudo isso aconteça de forma natural, a supervisora de Comunicação da CNM, Viviane Cruz, reforçou a importância de se planejar a comunicação, com o uso de quatro palavras - planejar, fazer, controlar e agir. “É importante fazer o diagnóstico. Conhecer a realidade de vocês hoje. Quais os desafios que enfrento? Qual o perfil do munícipe, a média de idade? São muitas perguntas e precisamos ter essas respostas. Muitas dessas teremos porque conhecemos a nossa cidade e outras vamos buscar”, lembrou.
Por fim, a supervisora ressaltou que o monitoramento deve ser levado em consideração, também, pelo gestor municipal, porque é por meio dele que se pode buscar mudanças para alcançar o público da forma desejada. “Um cidadão não está acessando meu site. Tem alguma ação que eu possa fazer para engajar mais a população? Verifiquei um servidor desmotivado, eu não posso criar um canal mais direto com ele?”, exemplificou.
A CNM disponibiliza uma série de cartilhas técnicas para orientar a gestão no mandato 2021-2024. A cartilha de Comunicação Social, disponível na Biblioteca Virtual da CNM, traz um passo a passo de como o gestor pode fazer para se comunicar com o seu público. Acesse a galeria de fotos dos Novos Gestores - Edição Norte e Centro - Oeste. Confira, também, a galeria de fotos.
Por: Confederação Nacional de Municipios
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