Papagaios - MG, parabéns pelos 71 anos
Por volta do ano de 1800, o espaço ocupado pela atual cidade foi uma fazenda de propriedade do casal Manuel e Catarina Gonçalves Fraga e de seus filhos. A Fazenda de Morrinhos, assim chamada, era antes propriedade do Sr. João Fraga, pai de D. Catarina.
João Fraga era um grande caçador e possuía uma sesmaria de terra sem documentação. Inclusive foi D. Pedro I que fez a doação da sesmaria, devido grande amizade. D. Pedro I vinha do Rio de Janeiro, de liteira, gastando por volta de treze dias de viagem. Durante o percurso, hospedava-se na casa de Braga para descansar.
A fazenda recebeu o nome de Morrinhos porque era rodeada por cinco pequenos morros: Malhadinha, Morro da Anta, Morro da Boa Vista, Morro do Urubu e Morro do Chapéu.
Não se sabe precisamente quando houve a troca de nomes de Morrinhos para Papagaios. Sabe-se, no entanto, que até aproximadamente 1780 a localidade ainda era de propriedade do casal Gonçalves Fraga, pois há uma carta conservada pelo Coronel Américo Cordeiro onde D. Joaquina do Pompéu se dirigia-se à D. Catarina para comprar 'uma junta' de bois.
Após a morte do casal, a fazenda ficou sem donos. Presume-se que os dois filhos não deixaram descendentes, já que ninguém apareceu para requisitar a herança. Dentro de poucos anos, a fazenda transformou-se em povoado, já que se transformou em um terreno desabitado.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/papagaios/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.