Parabéns, Bonito de Minas pelos seus 16 anos, parabéns pelos 6 anos
Bonito tem suas origens na história da formação do município de Miranda, ligada à expansão espanhola do século XVI no vale do Paraguai, como ponto de apoio às expedições que pretendiam alcançar as minas do Peru. Em 1580 Ruy Dias Melgarejo funda a primeira cidade de Santiago de Xerez às margens do rio Mbotetei (rio Miranda).
Após vários conflitos com os índios que habitavam a região, o povoado muda-se para as margens do rio Mondego (Aquidauana), permanecendo apenas algumas famílias que conviviam pacificamente com os indígenas. Esse relacionamento amistoso facilitou a implantação da Missão Itatim, que foi alvo constante de ataques de bandeirantes paulistas e colonos espanhóis que pretendiam aprisionar os índios e mestiços aldeados para escravizá-los.
Com a descoberta de ouro
Durante a Guerra do Paraguai (1865-1870), vários colonos e fazendeiros ajudaram no abrigo e condução das tropas até a região de fronteira. Também os índios Guaicuru participaram dos combates. Após o final da guerra, muitas pessoas que haviam fugido retornaram, junto de novos colonos vindos de Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e outras regiões. Muitas famílias foram dizimadas pelos constantes ataques indígenas, dificultando a criação de um povoado. A Fazenda Rincão Bonito, de propriedade do Sr. Euzébio, foi adquirida pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aqui chegara em 1869, com a missão de expulsar os índios da região.
O Capitão Falcão foi o primeiro escrivão e tabelião do lugar, incentivando a fixação dos primeiros moradores da vila. Em 11 de junho de
As principais atividades econômicas de Bonito são a pecuária, o turismo, agricultura e mineração de Calcário.
![]() |
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.



