Parabéns, Claro das Poções pelos seus 49 anos, parabéns pelos 6 anos
O promissor município de Claro dos Poções começa sua história no município de Coração de Jesus, nas imediações das fazendas Santo Antônio, fazenda Cachoeira, fazenda São José (Mocambo), quando é descoberto, por volta de 1900, um local com muitas clareiras (sem vegetação) onde o gado se refugiava, também por causa dos muitos poços d’água ali existentes. Da combinação dessas características surge o nome Claro dos Poções.
O povoamento se inicia em 1920 com a construção de cabanas, após a construção de uma pequena capela e um cemitério em terras doadas pelos fazendeiros Amâncio Juvêncio da Fonseca, Mates Pereira da Fonseca (Mates dos Poções), Joaquina Mariana da Fonseca, Bento Emídeo da Fonseca e outros. As terras doadas pelos fazendeiros passaram a ser patrimônio da igreja católica.
Até 1957 o povoado ficou no esquecimento, mas pessoas como Antônio Costa Alkmim, Lisbino Marcelino de Oliveira e o deputado Arthur Fagundes contribuíram para a emancipação política.
Em dezembro de 1962 o povoado elevou-se à categoria de município, desmembrando-se de Jequitaí, nos termos da lei de emancipação 2764, de 30 de dezembro de 1962, constando das seguintes localidades: Claro dos Poções (sede), Vista Alegre (distrito) e os povoados de Pouso Alto e Boa Sorte.
O governador Magalhães Pinto nomeou para intendente o senhor Antônio Costa Alkmim para tomar as providências necessárias para a organização de município que se formava.
A instalação do município aconteceu em sessão solene no primeiro dia do mês de março de 1963.
![]() |
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.



