Ibertioga - MG, parabéns pelos 62 anos
A região onde está incrustado o município foi habitada, primitivamente, por índios Puris, e pelos Coroados, ambos rechaçados do litoral pelas tribos mais fortes. O advento da colonização do branco se deu com a chegada de Pedro Nunes, tido como fundador da povoação, que aqui instalara uma fazenda voltada à agricultura e pecuária, vindo posteriormente outros agricultores como Joaquim Afonso, Severino José Afonso, Porfírio e Antônio José Afonso, todos iniciadores do povoamento.
Prosperaram as propriedades agrícolas inicialmente instaladas, motivando a vinda de novos moradores. Pedro Nunes fez construir na sua fazenda em 1711 uma capela em louvor a Santo Antônio de Pádua, seu protetor e anualmente festejava, com muita pompa, o Santo Padroeiro do povoado. O primeiro vigário foi o Padre Ibraim Coelho.
A lavoura e a pecuária se desenvolviam, gradativamente, embalando o crescimento da localidade. O atual topônimo, Ibertioga, se origina, 'Burique Oca' que quer dizer 'covil dos búzios' (macacos) ou 'refúgio das tainhas' (peixes). Ibertioga foi adotado para se diferenciar de Bertioga, município de São Paulo.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/ibertioga/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.