Natércia - MG, parabéns pelos 102 anos
As versões sobre a origem histórica do município destacam, primeiramente, que a região, encravada na serra de Santa Catarina, teria sido ocupada por índios e desbravada pelos bandeirantes.
Posteriormente, em meados do séc. XVIII, ergueu-se no local a primeira Capela – do Rosário, por iniciativa do padre Manuel Antônio Teixeira de Miranda, e, em 1820, os moradores da região criam a paróquia de Santa Catarina.
A construção de uma nova igreja em local mais apropriado trouxe como consequência a venda das terras dos arredores e a ocupação do lugar, criando-se, então, o povoado de Santa Catarina.
O município, ainda com a mesma denominação, desmembra-se de Santa Rita do Sapucaí em 1923. Sobre a origem do nome atual, os historiadores revelam que a palavra Natércia se constituiria num anagrama de Caterina, forma arcaica de Catarina.
Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Catarina, pela Lei Estadual nº 843, de 07/09/1923, desmembrado de Santa Rita do Sapucaí. Sede no antigo distrito de Santa Catarina. Constituído de 2 distritos: Santa Catarina e Conceição das Pedra, ambos desmembrados de Santa Rita do Sapucaí. Instalado em 20/07/1924.
Fonte: (adaptado) cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/natercia/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.