Parabéns pelos seus 63 anos, Abadia dos Dourados, parabéns pelos 6 anos
Fundação intimamente ligada ao movimento de garimpeiros que ali chegaram por volta do século XIX com as notícias de jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras. Juntamente, vieram lavradores e outros que se fixaram no local. Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas (garimpo e agricultura) impulsionavam o desenvolvimento do povoado.
A primeira capela a ser erguida no local foi dedicada a Nossa Senhora da Abadia, que, em virtude dos milagres a ela atribuídos, em Vila da Romaria, o povo a proclamou padroeira da nova localidade. Em 1862, eleva-se à categoria de distrito com o nome de Nossa Senhora d'Abadia, tendo como primeiro pároco o Padre Manoel Luis Mendes.
O primeiro topônimo foi Arraial do Garimpo, e após a construção da capela de Nossa Senhora de Abadia e a proximidade do Rio Dourados, provocaram suas mudança pra Abadia dos Dourados.
Mesmo com a evolução rápida do local, ainda hoje se sustenta nas mesmas bases de sua origem, o terreno que foi construído o patrimônio da Paróquia foi criada em 1886, foram doados pelas Famílias Arrudas e Esteves dos Santos, Nessa Época, o nome do distrito já tinha sido mudado para Abadia dos Dourados; Em 1949, já era município, desmembrado de Coromandel.
Fato histórico importante de Abadia dos Dourados que merece investigação. Segundo o Sr. Laerte Esteves dos Santos, bisneto do fundador da cidade, Manoel Esteves dos Santos, seu bisavô era amigo íntimo de Tiradentes que veio foragido de São João Del Rei para Abadia dos Dourados, e com ele trouxe inúmeras cartas de Tiradentes. Estas cartas estavam em um baú de metal que foi enterrado por volta do ano de 1965, pelo avô do Sr. Laerte, em um local próximo da Cidade. O Sr. Sebastião Vilela e o Sr. Zico Esteves que descobriram o local e esse fato por que a neta do Sr. Laerte estava presente quando sua avó enterrou o Baú e ela mesma mostrou o local para o Sr. Laerte e o Sr. Zico, como já se passaram vários anos que o Baú foi enterrado, somente com uma pesquisa de Arqueológica e com bastante calma poderá se encontrar essa jóia cultural.
|
|
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.



