Pérola d'Oeste - PR, parabéns pelos 64 anos
Etimologia: Pérola – Origina-se do latim “perlla (sec. XV)”, “perla (sec. XVI)”, pelo latim vulgar “pernula”, diminutivo de “perna”. É referência a glóbulo duro, brilhante e nacarado, que se forma nas conchas de alguns moluscos bivalves. do – Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Oeste – Origina-se do anglo-saxão “west”, pelo francês “ouest”, que designa ponto cardeal à esquerda do observador, voltado para o norte; ponto de esfera celeste situado ao lado do ocaso dos astros.
Origem Histórica: Os primórdios históricos do atual município de Pérola do Oeste estão ligados aos ciclos da erva mate e madeireiro, que dominaram inteiramente a economia desta zona fronteiriça desde os últimos anos do século passado.
A estabilidade cultural, social e econômica de Pérola do Oeste, se deu a partir de 1948, quando diversas famílias ali se fixaram, vindas especialmente do Rio Grande do Sul. Os pioneiros desta povoação foram Otávio de Mattos, Genésio Maciel, Antônio Maciel, Antônio Brunhago, André Fogliato, Eduardo Stocher, Olívio Machado, Antônio Soutier, Felipe de Souza, Pedro Silveira, Manoel Leopoldo Heintze e outros.
Pela Lei Estadual n.º 4.348, de 11 de abril de 1961, foi criado o município de Pérola do Oeste, com território desmembrado do município de Capanema. A instalação deu-se a 27 de novembro de 1961, com a posse de Ernesto Tonini, primeiro prefeito eleito.
A denominação da cidade é antiga, sendo que fontes pouco autorizadas creditam sua origem a uma frase, dita por um missionário, que em visita a um pequeno povoado nas imediações, e conhecendo a fertilidade do solo, e riqueza do lugar, teria dito “...isto é realmente uma pérola”. A expressão foi reforçada pela localização, situada entre dois morros em forma de concha. Outra fonte, esta vindo de antigos moradores do atual município, afirmam que o nome surgiu numa reunião, à noite, entre um engenheiro do extinto Departamento de Fronteiras com colonos, no bar do povoado, alguém falou que ali estava a “pérola das pérolas”, referindo-se à qualidade e beleza das terras ali existentes.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 219-220.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.