Pinhal de São Bento - PR, parabéns pelos 33 anos
Etimologia: Pinhal – Palavra formada pelo termo “pinho” e pelo sufixo nominativo “al”. O termo “pinho” vem do latim “pinus”, a madeira do pinheiro. O sufixo “al” vem do latim “ale”, significando coleção ou quantidade. de – Preposição (posse). São – Origina-se do latim “sanctus”, designando homem canonizado, sagrado, inviolável, virtuoso, digno de veneração e que vive conforme os preceitos da lei divina, segundo a tradição judaico-cristã. Bento – Nome pessoal masculino. O termo “Bento” uma divergência de “Benedito”, que origina-se do latim “Benedictu” e significa o abençoado por Deus.
Origem Histórica: A ocupação da região iniciou-se na década de quarenta, quando surgiu a Colônia Agrícola General Ozório - CANGO. Quando o sr. Marciano de Sá, preposto da CANGO, chegou à região, encontrou morando na localidade (chamada Pinhal dos Rutes) o sr. Luizinho Rosário Borba e a comunidade religiosa autodenominada “Rutes” (rutenos), posteriormente dispersa.
Após a fase dos Rutes, iniciou-se um movimento para formação de efetivo povoamento. Marciano de Sá juntou-se a Primo Savoldi na tentativa de criarem um núcleo urbano. Em 1962 foi executado um levantamento topográfico, para ordenamento e implantação definitiva do núcleo urbano.
Neste mesmo ano, em 02 de abril, através da Lei n.º 24, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo. Pela Lei Estadual n.º 9.278, de 29 de maio de 1990, foi criado o município de Pinhal de São Bento, com território desmembrado de Santo Antônio do Sudoeste. A instalação deu-se a 1º de janeiro de 1993.
O nome da localidade é de origem geográfica e religiosa, constituindo-se em referência ao grande número de pinheirais, que cobria a região, e a São Bento. Existem três versões para a mudança de Pinhal dos Rutes para Pinhal de Santo Bento: 1º - Homenagem ao descobridor do pinheiro em forma de cruz, que se chamava Bento Monteiro. 2º - São Bento é o protetor dos animais, já que na época da colonização, a região apresentava uma fauna riquíssima. 3º - O padroeiro da cidade é São Roque, e quando foram fazer a compra da imagem do santo, não encontraram a de São Roque, e resolveram trazer em seu lugar uma imagem de São Bento, que acabou dando nome à localidade.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 222.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.