Política de sustentabilidade será menos impositiva, diz Marighetto
Ele falou sobre o assunto em entrevista à série Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito, em que a revista eletrônica Consultor Jurídico ouve alguns dos nomes mais importantes do Direito e do empresariado sobre as questões mais relevantes da atualidade.
Recentemente, o governo de Donald Trump iniciou uma onda de reversão de políticas ambientais ao anunciar a retirada do país do Acordo de Paris, remover regulamentações sobre emissão de poluentes e eliminar financiamento para iniciativas sustentáveis.
A União Europeia, por sua vez, pretende reduzir as regras de sustentabilidade para empresas como forma de desburocratizar o continente e favorecer o ambiente de negócios.
Para Marighetto, essas posições deixam claro que as políticas do setor estão sendo “revisitadas”.
“Na Europa, nós podemos ver que a aplicação de diretivas consideradas fundamentais para o Green Deal (pacto ecológico europeu) está atrasada. A famosa Diretiva Europeia sobre Due Diligence de Sustentabilidade Corporativa tem sido aplicada de forma limitada para empresas de grande porte. Esse é o sinal de uma tendência mundial para o curto prazo”, disse ele em entrevista durante o XIII Fórum de Lisboa, promovido neste mês na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).
Segundo o advogado, a expectativa é que as políticas de sustentabilidade voltem a ser aplicadas no médio e no longo prazos, mas de maneira mais flexível.
“E sustentável também, já que a imposição, como vimos até hoje, pode criar mais problemas que soluções. Espera-se que haja um diálogo em relação a essas políticas, de forma que isso não seja objeto de imposição, mas um procedimento harmônico e uma transação que se sustente”, disse ele, que é doutor em Direito Comercial Comparado e Uniforme pela Universidade de Roma La Sapienza (Itália) e doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Clique aqui para ver a entrevista ou assista abaixo:
Por: Consultor Jurídico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.