Porecatu - PR, parabéns pelos 77 anos
Etimologia: Porecatu – Do guarani ‘’porê’’... salto, queda + ‘’catu’’... bonito: salto bonito.
Origem Histórica: Ricardo Lunardelli, grande latifundiário aportou na região em 1941, trazendo consigo os filhos João e Urbano Lunardelli. Embalado pela febre colonizatória que assolava o Estado do Paraná, não titubeou e loteou parte de sua extensa área de terras.
A família Lunardelli batizou o incipiente povoado de Brasília, o nome não vingou, apesar de significativo. Em 1943, a Lei Estadual n.º 199, de 30 de dezembro, eleva o lugar à categoria de distrito judiciário, já com a denominação de Porecatu, integrando o território do município de Sertanópolis. O nome da cidade é referência à bonita queda d’água existente no Rio Capim, nas proximidades da sede municipal.
O município foi criado pela Lei Estadual n.º 02, de 10 de outubro de 1947, cuja instalação deu-se em 05 de novembro de 1947, sendo primeiro prefeito o sr. José Patrocínio Silva. Em 14 de janeiro de 1948, Porecatu passa a ser sede de Comarca, através da Lei n.º 23.
Ocorreu em Porecatu, a partir de 1950, sério conflito agrário. A expedição de títulos pelo governo do Estado colocou fim ao litígio, depois que parte da região foi declarada de “utilidade pública”.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 229-230.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.