Ribeirão do Pinhal - PR, parabéns pelos 78 anos
Etimologia: Ribeirão – Vem do termo “ribeiro”, que se origina do latim “ribeira”, referindo-se a pequeno rio, pouco maior que um riacho. do – Contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Pinhal – Palavra formada pelo termo “pinho” e pelo sufixo nominativo “al”. O termo “pinho” vem do latim “pinus”, a madeira do pinheiro. O sufixo “al” vem do latim “ale”, significando coleção ou quantidade.
Origem Histórica: A origem histórica de Ribeirão do Pinhal é contemporânea aos primórdios de Santo Antônio da Platina. Nesta época, João Francisco da Veiga, bem aconselhado que foi por um morador do incipiente povoado de Santo Antônio da Platina, requereu a posse da gleba São Francisco, uma área de sessenta e seis mil alqueires de terras, situadas entre os rios Cinzas e Laranjinhas, recebendo parecer favorável do Imperador D. Pedro II.
O povoamento oficial deu-se através de José Domingues Faustino, que com sua mulher, oito filhos e mais os companheiros de empreitada Emílio Proença, Francisco, Joaquim e Virgílio, ali se estabeleceu no dia 26 de junho de 1924. Vieram em cima de lombo de burro, em velhas picadas na mata. Mais tarde o coro foi engrossado com a chegada de Manoel Bonifácio e seu irmão Bernardino, que construíram ranchos próximos ao Ribeirão Cerrado.
Ainda naquele ano José Domingues Faustino ergue a primeira casa no lugar, ao qual deu o nome de Espírito Santo do Pinhal. Em 08 de setembro de 1925 o frei Angélico procede a bênção do cemitério local, ocasião em que também é celebrada a primeira missa do povoado numa pequena capela, feita de ripões a pedido de Joaquim Marcolino e José Domingues Faustino.
Em 1926, Armando Silva, o “Mandico”, constrói a primeira casa comercial e Júlio Menino a primeira casa residencial de madeira. A primeira serraria foi de “Bota”, Antônio Firmino e José Pedreiro, e o primeiro barbeiro foi José Augusto Alves, filho de Belarmino Augusto Alves.
Em 20 de outubro de 1938 foi criado o Distrito, que em 1939 foi elevado à categoria de vila, ocasião em que a denominação Vila do Espírito Santo do Pinhal foi alterada para Vila Laranjinha.
No dia 10 de outubro de 1947, pela Lei n.º 02, foi criado o município, já com a denominação de Ribeirão do Pinhal, com território desmembrado de São José da Boa Vista, e a instalação ocorreu no dia 19 de outubro do mesmo ano. O primeiro prefeito nomeado foi o sr. Raul Curupuná da Silva e o primeiro prefeito eleito foi o sr. Hermenegildo Cavazzani.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pgs. 249-251.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.