Salto do Céu - MT, parabéns pelos 6 anos
Etimologia: Salto – Origina-se do latim “saltus”, designando queda d’água. do – contração da preposição “de” (posse), com o artigo masculino “o”. Céu – Vem do latim “coelum”, significa a abóbada celeste, espaço ilimitado e infinito.
Origem histórica: As origens do município estão no desdobramento dos assentamentos de colonos da Colônia Rio Branco, a partir de 1960.
Dando prosseguimento à procura de glebas aptas para produção de cereais, João Augusto Capilé Filho, chefe da Comissão de Planejamento da Produção, penetrou fundo em terreno de mata fechada acima do Rio Branco, tendo a impressão que entrava em região virgem, intocada, tal a imponência que apresentava a floresta. Subindo o Rio Branco, Capilé escutou o rumor de um salto. Procurou conhcê-lo e se deparou com uma enorme queda d’água. Impressionado pela altura denominou-o Salto do céu.
Em homenagem à queda d’água, o lugar de assentamento dos colonos adotou o nome de Salto do céu.
A chegada de João Carreiro de Sá e de Cipriano Ribeiro Sobrinho assinalou o início da ocupação da terra em Salto do Céu. Os dias de abertura foram todos árduos, pois o trabalho era feito com foice, facão e machado.
O município foi criado em 13 de dezembro de 1979, pela Lei nº 4.152.
Fonte: (livro) Cidades de Mato Grosso, origem e significado de seus nomes. João Carlos Vicente Ferreira e Pe. José de Moura e Silva, ano 1998, pg. 113.


Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


