Santana do Garambéu - MG, parabéns pelos 62 anos
Durante quase todo o século XVIII, a mineração do ouro e pedras preciosas, foram as principais atividades da colônia. Esta exploração nos aluviões dos rios, fez surgir vários núcleos de povoamento que desenvolveram-se rapidamente, transformando-se em cidades e vilas.
Como em vários municípios mineiros, Santana do Garambéu tem sua origem às margens de um grande rio, onde mineradores paulistas e portugueses, procedentes na maioria de Taubaté, transpondo a Mantiqueira pela garganta do Embaú (hoje Cruzeiro), desbravaram os sertões e estabeleceram-se no território e, com a força de escravos, exploravam o mineral.
Já no final do século, os depósitos superficiais se esgotaram, levando a mineração a decadência, sendo substituída gradativamente pela lavoura e criação de gado. Nas investigações realizadas, não foi possível determinar com rigor a data em que se estabeleceu nessas paragens a primitiva comunidade, que deu origem ao povoado.
Consta nos arquivos do Museu Cultural do Município, que a construção da Capela de Santana, ocorreu nos meados do século XVIII, assim como o registro do antigo povoador 'Capitão José Viçoso'.
Garambéu é uma palavra de origem Tupi, onde seu significado teve aglutinação de duas expressões 'Caá' (mato) e 'Mbaé' (o que, que coisa). Segundo os tupinólogos a melhor tradução é 'que mato tão abrangente é esse'.
Fonte: cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/santana-do-garambeu/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.