Sapopema - PR, parabéns pelos 65 anos
Etimologia: Sapopema – De origem tupi “sapó”... raíz + “pema”... esquinada, que se projeta para fora da terra, grossas e chatas.
Origem histórica: O que motivou o surgimento do Patrimônio de Sapopema foi a construção da estrada, ligando Curitiba até a cidade de Londrina, que despontava como a maior promessa de metrópole do norte paranaense.
Em 1936, o engenheiro Antônio Martins Paraná lançou os fundamentos da povoação. Construiu uma casa ao lado de uma árvore frondosa denominada Sapopema.
Nessa época, o pequeno povoado que recebeu o nome de Conserva, pertencia ao município de São Jerônimo. Com o passar dos tempos Conserva passou a se chamar Sapopema e se firmou como patrimônio, graças às muitas famílias que por ali passavam e gostando do lugar, fixavam residência.
Em 14 de novembro de 1951, a Lei Estadual n.º 790 eleva Sapopema à categoria de Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Curiúva. A 25 de julho de 1960, através da Lei n.º 4.245, recebe foros de município, desmembrando-se de Curiúva. A instalação ocorreu em 28 de outubro de 1961, com a posse do sr. João Subtil de Oliveira, primeiro prefeito nomeado.
Fonte: (livro) Cidades Brasileiras, origem e significado de seus nomes, Paraná. João Carlos Vicente Ferreira, ano 2000, pg. 295.
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.