Senador Cortes - MG, parabéns pelos 62 anos
Originado nos fins do século XIX como núcleo urbano, com uma vasta produção cafeeira, o povoado de São Sebastião do Monte Verde teve como os primeiros desbravadores os irmãos Senra, Cristóvão José de Souza, Major Salgado, Nicolau Gerra, Major Manoel Augusto e Padre Manoel de Souza Lima.
No início da história de 'São Sebastião do Monte Verde' a produção de café era a base da economia do lugar que desenvolveu muito lentamente. O café produzido era transportado em lombo de burros para o Distrito de Santo Antônio do Chiador, também distrito de Mar de Espanha, e daí enviado para o Rio de Janeiro pelas estradas de rodagem e a partir de 1869, pela Estrada de Ferro Dom Pedro II.
Na primeira metade do século XX, o distrito de São Sebastião do Monte Verde passou por algumas alterações toponímicas. Na divisão administrativa de 1903, o distrito já figurava com o nome de Monte Verde. O nome de Senador Cortes foi fixado pela Lei nº 1.058 de 31 de dezembro de 1943, e o Município e a cidade foram criados pela Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, em homenagem a importante político nascido naquele local, Senador Agostinho Cesário de Figueiredo Cortes.
Fonte: (adaptado) cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/senador-cortes/histórico
Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.