Senador Firmino, parabéns pelos seus 73 anos, parabéns pelos 6 anos
O povoamento da região prendeu-se ao descobrimento das minas do sertão de Guarapiranga, nos primórdios do século XVIII, por Bento Fernandes Furtado, filho do memorável sertanista Salvador Fernandes Furtado de Mendonça. O núcleo primitivo formou-se nas proximidades da Mina do Rocha, e somente teve real desenvolvimento depois da expulsão dos índios, em meados do mesmo século. Daí chamar-se o lugarejo nascente, primitivamente, de Rocha.
Com a edificação da primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, iniciada em 1753, passou a denominar-se Nossa Senhora da Conceição do Turvo e, com elevação à categoria de distrito, em 19 de dezembro de 1865 pela Lei nº 1 262, teve o seu nome encurtado para Conceição do Turvo. O qualificativo ?do Turvo? ocorre por conta do rio Turvo, que banha grande parte do município, inclusive a sede. A edificação da matiz por um padre suiço, Jacinto Teófilo Trombert, com a prerrogativa da celebração do Jubileu, em 1869, celebrizou a sede municipal.
O distrito foi subordinado, inicialmente, ao de Piranga e, posteriormente a Ubá. Era denominado Conceição do Turvo. A emancipação ocorreu por força do decreto-Lei estadual 148, de 17 de dezembro de 1938, passando a denominá-lo Senador Firmino e fazendo compor o novo município os distritos da sede, de Brás Pires e Dores do Turvo.
Com sua elevação à categoria de cidade, teve a sua denominação alterada para SENADOR FIRMINO. Teria sido uma homenagem ao Senador do Império Firmino Rodrigues da Silva, nascido em Niterói em 20-10-1815 e falecido em Paris em 04-06-1879, onde encontrava-se restabelecendo a sua saúde. Foi ele, antes do cargo de senador, juiz na vizinha comarca de Piranga, tendo ali se casado. Daí a homenagem do Governo de Minas.

Conteúdos relacionados
Mais Acessadas
-
Concurso Público PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARGARIDA - MG - PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÕES
-
Câmaras municipais devem adotar ambiente virtual para deliberações
-
Gestores devem estar atentos ao calendário de envio das informações ao Sisab de 2020
-
Primeira parcela de recomposição do FPM será paga hoje (14/04) - veja valores por Município
Exclusivo para assinantes
Conteúdo exclusivo para assinantes, escolha uma opção abaixo para continuar:
Assine o jornal Grifon
Receba na sua caixa de e-mail as últimas notícias da área jurídica.


